quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O segredo das pérolas



As pérolas invadiram as lojas, o charme e a delicadeza dessas jóias contaminam o público feminino. Com o ar de jóias da vovó, deixam qualquer look  sofisticado e elegante,eu não dispenso essas raridades....
A origem das pérolas:

A maioria das jóias são confeccionadas usando-se metais preciosos e pedras preciosas encontradas no solo, porém as pérolas são encontradas dentro de uma criatura viva, a ostra. As pérolas são resultado de um processo biológico - é a maneira da ostra se proteger de substâncias estranhas.
As ostras não são os únicos moluscos que podem produzir pérolas: mexilhões e amêijoas (espécies de mariscos) também produzem pérolas, mas esta é uma ocorrência muito mais rara. A maioria das pérolas são produzidas pelas ostras, tanto em ambientes de água doce quanto de água salgada.
A formação de uma pérola natural começa quando uma substância estranha desliza para dentro da ostra, entre o manto e a concha, o que irrita o manto. A reação natural da ostra é cobrir esta irritação para se proteger. O manto cobre a irritação com camadas da mesma substância de madrepérola, que é usada para criar a concha. Isto eventualmente forma uma pérola.
Qualquer outra denominação (maiorca, spain, etc,) não passa de contas de vidro cobertas por uma camada de material plástico.
Curiosidades:
Existem registros de que no apogeu do império Romano, quando a febre de pérolas estava no auge, o general romano Vitellius financiou um exército militar vendendo apenas um dos brincos de pérola de sua mãe.
As pérolas negras são comumente chamadas de "pérola do Taiti" e podem ter um tom em cinza claro ou em um arco-íris de cores
Você Sabia que as pérolas dos Mares do Sul (South Sea) são as maiores e mais raras de todas as pérolas.

Um comentário:

  1. Adorei teu post sobre Pérolas... Pérolas jamais caem em desuso ... “Ne jamais devenu démodé”... apenas, com o passar dos anos, a criatividade feminina aflora e encontra diferentes formas de não abrir mão do seu glamour...

    ResponderExcluir